top of page

Você sabe se sua profissão permite adiantar sua aposentadoria?

Atualizado: há 5 dias



Sua profissão permite adiantar sua aposentadoria? Veja a lista de algumas profissões que podem garantir esse direito!


Existem 5 tipos principais de aposentadorias no INSS. Cada uma delas possui regras e requisitos que mudam constantemente e, isso gera muitas dúvidas e incertezas nos segurados / trabalhadores.


Hoje, quero falar com você que pode ter direito de adiantar sua aposentadoria, mas não sabe como.


A Aposentadoria Especial foi criada para proteger o você trabalhador que arrisca sua saúde e sua vida no trabalho, ou seja, é uma aposentadoria concedida a quem trabalha exposto a agentes nocivos à saúde de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em lei. Para os períodos anteriores a 28/04/1995, o reconhecimento deste direito podia ser feito apenas pela profissão exercida, mas atualmente a regra é que a comprovação seja feita pela exposição ao agente nocivo e não mais só pela atividade profissional.


A reforma da Previdência alterou muitos benefícios do INSS. Infelizmente, não foi diferente para a aposentadoria especial.


Apenas como exemplo, relaciono algumas profissões que normalmente tem direito à aposentadoria especial: médico; enfermeiro; auxiliar/técnico de enfermagem; técnico em radiologia; técnico em laboratório de análise e laboratório químico; mecânico; veterinário; eletricista (acima de 250volts); engenheiro civil, engenheiro metalúrgico; engenheiro eletricista; soldador; metalúrgico; frentista; mineiro; cozinheiro; açougueiro, etc...


Lembrando que o benefício é concedido mediante comprovação de que o trabalhador exerceu atividade com exposição a agentes químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais definido pela legislação em vigor à época do trabalho realizado.


Consulte um advogado especializado em direito previdenciário de sua confiança antes de pedir sua aposentadoria!

9 visualizações0 comentário
bottom of page