top of page

JÁ PLANEJOU SUA APOSENTADORIA? Como conseguir a sua com o melhor valor?


Nos posts desta semana abordamos o tema planejamento previdenciário. Vimos que a aposentadoria planejada depende de diversos fatores que vão além da organização do contribuinte em guardar documentos e cumprir os prazos e valores corretos de contribuição.

É senso comum de que todos gostariam de se aposentar com o maior valor possível, mas essa não é a realidade que alcança a todos. Muitos optam por se aposentar o quanto antes, investindo menos dinheiro, mesmo sabendo que isso resultará em um benefício menor.

Quando pensamos em um profissional com emprego estável em uma empresa, com uma carreira sólida e um ótimo salário, é comum que este consiga e prefira garantir um benefício com valor mais alto.

Mas quando pensamos em desempregados ou autônomos, é fácil entender por que preferem conseguir a aposentadoria o quanto antes, buscando assim deixar de pagar as contribuições que pesam no bolso e logo começar a receber o benefício.

São pontos importantes a se observar, quando da análise do histórico das contribuições de um trabalhador: • Quanto tempo de contribuição possui? • Quantos meses de carência já foi cumprido? • Existe período com vínculo empregatício, mas sem as devidas contribuições? • Os valores de contribuição registrados no sistema da Previdência estão corretos? • Há períodos intercalados de benefício por incapacidades temporárias? • No caso de autônomos, houve algum período sem recolhimento? • Caso não preencha todos os requisitos exigidos, o que é possível fazer para alcançá-lo?

Mesmo que a ideia inicial seja se aposentar o mais rápido possível, independentemente do valor, não custa nada fazer projeções de situações diferentes para que seja tomada uma decisão precisa, consciente e sem surpresas.

O ideal é consolidar pelo menos três cenários, considerando qual condição é a mais favorável para atingir o objetivo: recolher contribuições que faltam pelo valor mínimo (piso), passar a recolher por um valor médio ou definir os próximos recolhimentos pelo maior valor aceito (teto).

É verdade que é impossível garantir o valor de uma aposentadoria futura, mesmo que todos os métodos e análises sejam aplicados da maneira correta.

Isso ocorre porque fatores externos aos registros e fatos da vida laboral produzem interferências e não são controláveis pelo profissional responsável pelas análises.

Mas investir nesse tipo de estratégia agora é o caminho mais inteligente para vislumbrar um futuro próspero e seguro.

Se você acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas que têm dúvidas sobre a aposentadoria, compartilhe em suas redes sociais.

24 visualizações0 comentário
bottom of page