top of page

Existem informações incorretas sobre benefícios do INSS. Você sabe quais são os 3 erros mais comuns?


👉🏼1. Se eu contribuir por mais tempo, minha aposentadoria será maior.


Não é tão simples assim. Embora a contribuição por mais tempo possa aumentar o valor das contribuições em alguns casos, o cálculo do benefício do INSS é mais complexo do que isso. O valor da aposentadoria depende da média dos seus salários de contribuição e do tempo de contribuição. Assim, se você contribuiu por mais tempo, mas recebeu salários menores durante esse período, o valor da sua aposentadoria pode ser menor do que o esperado.


👉🏼2. Pensionista não pode receber a pensão por morte cumulada com aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição e com o BPC/LOAS.

Opa! Não é bem assim. Pensionista PODE SIM receber a pensão por morte cumulada com aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, desde que cumpra os requisitos de cada benefício.


Já quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), que é um benefício assistencial destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não pode ser cumulada com a pensão por morte. A cumulação desses benefícios é proibida pela legislação previdenciária.


👉🏼3. Dona de casa não tem direito a aposentadoria.

Errado. Se a dona de casa contribuir pelo período mínimo de 15 anos e tiver idade mínima de 62 anos, ela poderá se aposentar por idade.

Em resumo, para se aposentar, a dona de casa precisa contribuir para a Previdência Social como Contribuinte Facultativo pelo período mínimo de 15 anos e atender aos requisitos de idade mínima para aposentadoria por idade, que atualmente são de 62 anos para mulheres.


Consulte sempre um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário para te orientar.


Mas se você conhece alguém que precisa dessa informação, já compartilha!

3 visualizações0 comentário
bottom of page