Contribuição por carnê ou guia da Previdência Social. Será que você está fazendo tudo certo?


Esse texto é para você que contribui para a Previdência Social através de carnê ou GPS (guia da Previdência Social) ou quem sabe algum conhecido seu.


É verdade que as contribuições recolhidas através de carnês/GPS devem compor o cálculo de tempo de contribuição e o cálculo do valor da aposentadoria.

‎ ‎ Mas cuidado, pois dependendo do código utilizado no pagamento das contribuições e do valor pago, o segurado pode não ter direito a certos benefícios como por exemplo a antiga aposentadoria por tempo de contribuição. Antiga porque com a Reforma da Previdência, essa aposentadoria deixou de existir a partir do dia 13/11/2019, tendo que se analisar as regras de transição.

‎ ‎ É muito comum haver erros no registro dessas contribuições por carnês no sistema do INSS e isso faz com que esses períodos não sejam considerados como tempo de contribuição e os valores pagos não entrarão no cálculo do valor de aposentadoria.

‎ ‎ Por isso, é de suma importância que você que contribui para a Previdência Social através de carnês ou GPS observe os seguintes cuidados:

‎ ‎ ✔️Guarde os carnês e guias com os respectivos comprovantes de pagamento para comprovar o recolhimento das contribuições;

✔️Preencha sem rasuras;

✔️Tenha certeza que o código de recolhimento está correto;

✔️Mantenha o comprovante de pagamento legível, se preciso for, faça uma cópia;

‎ ‎ Lembre sempre que quanto mais completa e organizada estiver sua documentação, melhor será para comprovar suas contribuições e consequentemente mais rápido será concedido seu benefício.

16 visualizações

O escritório Moraes & Silva Advogados está registrado na OAB/RJ sob a inscrição 17129

Volta Redonda - RJ

Rua  Gal.  Oswaldo   Pinto   da  Veiga,  nº 350, Sala 607 Pontual Shopping | Vila Santa Cecília | CEP 27260-140

(24) 3348-8441

  • LinkedIn
  • Facebook

© 2020 Moraes & Silva Advogados