top of page

Como posso provar para o INSS que estou doente e não consigo trabalhar?


Esse roteiro serve tanto para você que vai passar pela perícia médica no INSS, quanto na Justiça Federal.


DOCUMENTOS MÉDICOS


Sempre compareça à perícia com pelo menos um laudo médico que contenha o período recomendado para seu afastamos em dias e não “por tempo indeterminado”. Também é importante levar exames, mas seja objetivo e leve os que de fato demonstra sua incapacidade. Muitas pessoas levam exames em excesso, mas se esquecem do mais importante: o laudo médico detalhado.


ATESTADOS ANTIGOS E NOVOS


Ao levar atestados antigos e novos, você ajuda a comprovar o quadro de evolução de sua doença. Para algumas incapacidades é preciso demonstrar o histórico de tratamento, uma linha do tempo de tudo que foi “tentado” na sua recuperação. No entanto, apresentar apenas atestados antigos pode levar o perito a acreditar que aquela incapacidade já não existe mais.


NÃO SIMULE OU EXAGERE


Não simule ou exagere seus sintomas, isso pode deixar o perito na dúvida e dar um parecer desfavorável para seu pedido. O perito saberá se houver algum exagero no seu relato ou comportamento durante a perícia.


RELATE DETALHADAMENTE O SEU QUADRO, MAS FRISE SEMPRE NA INCAPACIDADE


Evite falar sobre outros problemas que não possuam relação com o seu quadro clínico. Mostre ao perito como o seu problema de saúde tem te impedido de trabalhar. Lembre que seu benefício não será concedido pelo fato de você estar doente, mas sim por estar incapacitado para continuar exercendo seu trabalho. Mostre o exato ponto em que sua doença te impede de trabalhar.


POSSUI UM ADVOGADO?


Antes de tudo, converse com seu advogado de confiança e mostre todos os documentos que você irá levar. Muitos não sabem, mas assim como na medicina onde existe especialista para tratar sua saúde, afinal, ninguém consulta um ortopedista para cuidar de doenças relacionadas ao coração, na advocacia também existem especialistas para cada área do direito. Para casos previdenciários/INSS consulte um advogado previdenciarista.


SEJA PONTUAL


Veja com antecedência o local onde será realizada a perícia, quanto tempo você levará no deslocamento. Para evitar problemas, procure chegar ao menos com 20 minutos de antecedência.


Esse post te ajudou? Já deixa salvo e compartilhe com seus amigos!

54 visualizações0 comentário
bottom of page