top of page

Aposentadoria por invalidez. Você sabe como este benefício ficou após a Reforma da Previdência?

Atualizado: 30 de ago. de 2023


Aposentadoria por invalidez
Aposentadoria por invalidez

Como todos sabem tivemos uma grande Reforma da Previdência e com ela vários benefícios sofreram alterações. A aposentadoria por invalidez foi um destes benefícios alterados. Mas, o que NÃO mudou neste benefício foram os requisitos exigidos para sua concessão:

• 12 meses de carência;

• Comprovar a incapacidade por laudos médicos e passar por perícia médica;

Mas então, quais foram as mudanças?

• Este benefício passou a se chamar Aposentadoria por Incapacidade Permanente;

• O cálculo do benefício será realizado com base em 100% das contribuições, desde julho de 1994;

• O valor do benefício não é mais de 100%. A nova fórmula considera 60% da média salarial para quem tem até 20 anos de contribuição. Após esse período, cada ano soma mais 2% no valor da média salarial.

Existe uma exceção a essa regra para quem ficar incapacitado por conta de acidente/doença do trabalho. Nesses casos a aposentadoria por invalidez será devida com valor integral, ou seja, independentemente do tempo de contribuição o segurado receberá 100% da média.

Por isso, vale a dica para você que pensa em converter seu auxílio-doença pela aposentadoria por invalidez, cuidado com a redução do valor que pode sofrer seu benefício. Por isso é recomendado consultar um advogado especializado em direito previdenciário para evitar surpresas.

16 visualizações0 comentário
bottom of page