top of page

Aposentadoria Especial. Conheça algumas profissões que podem ter direito a este benefício.


Aposentadoria Especial é um benefício de natureza previdenciária, que tem a finalidade de antecipar a aposentadoria do trabalhador sujeito a atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Vale a observação de que, antes de 1995 o enquadramento poderia ser feito apenas pela profissão, porém a regra atual é que a comprovação deve ser do agente nocivo e não apenas da atividade.

Mas, levando em conta as características de algumas profissões, se pode deduzir que o profissional trabalhe exposto a certos agentes nocivos e consiga provar sua especialidade.

Nesses casos, a aposentadoria pode ser antecipada, seja pela conversão do tempo trabalhado até 12/11/2019, seja pela aposentadoria especial de 15, 20 ou 25 anos de contribuição.

Abaixo segue a relação de algumas profissões que podem ter direito a aposentadoria especial:

Metalúrgicos; Médicos; Enfermeiros; Auxiliares de enfermagem; Trabalhadores em ambiente hospitalar; Técnicos em radiologia; Técnicos de laboratório de análise e laboratório químico; Dentistas; Veterinários; Eletricistas (acima de 250volts); Engenheiros; Soldadores; Frentistas de posto de combustíveis; Motoristas; Cozinheiros e diversas outras profissões.

Lembrando que o benefício é concedido mediante comprovação de que o trabalhador exerceu atividade com exposição aos agentes químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais definido pela legislação em vigor à época do trabalho realizado.

21 visualizações0 comentário
bottom of page