BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS | INSS

Tem alguma dúvida ou quer saber se tem direito a algum benefício? Esta página colocará você em contato conosco para que a gente solucione qualquer dúvida sobre o tema que você tiver.

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial é uma espécie de aposentadoria por tempo de contribuição, com redução do tempo necessário à inativação (15, 20 ou 25 anos) concedida em razão do execício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física. 

Aposentadoria Por Idade

A aposentadoria por idade é devida ao segurado que, cumprida a carência exigida (180 meses de contribuição), completar 65 anos de idade se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

Aposentadoria do Professor

A aposentadoria por tempo de contribuição do professor é um benefício devido ao profissional que comprovar 30 anos de contribuição, se homem, ou 25 anos de contribuição, se mulher, exercidos exclusivamente em funções de magistério em estabelecimentos de Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio).

Pensão por Morte

A pensão por morte é o benefício pago aos dependentes do segurado do INSS, que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente.

Benefício Assistencial LOAS Idoso

O Benefício Assistencial ao Idoso - BPC/LOAS corresponde à garantia de um salário mínimo, na forma de benefício assistencial de prestação continuada mensal, devido à pessoa idosa com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e também não possa ser provida por sua família, mesmo para quem nunca contribuiu para a previdência social.

Revisão de Benefício

É um serviço destinado ao segurado que teve requerimento atendido total ou parcialmente pelo INSS, mas considera que foi prejudicado pela análise feita das informações utilizadas na ocasião do atendimento de seu pedido. Poderão ser objeto de revisão o valor mensal do benefício, os vínculos empregatícios considerados para uma aposentadoria ou constantes em uma Certidão de Tempo de Contribuição, entre outros.

Auxílio Acidente

O auxílio acidente é um benefício previdenciário pago mensalmente ao segurado acidentado como forma de indenização, sem caráter substitutivo do salário, pois é recebido cumulativamente com o mesmo, quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza - e não somente de acidente de trabalho - resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício devido ao segurado que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

Aposentadoria Por Invalidez

Aposentadoria por invalidez é devida ao segurado que se encontra incapacitado de forma total e permanente para o trabalho, por motivo de doença ou acidente, sem perspectiva de reabilitação para o exercício de atividade capaz de lhe garantir a subsistência.

Adicional 25% Aposentadoria

Inclusão do adicional de 25% ao aposentado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa. Também conhecido como complemento de acompanhante, às aposentadorias por idade, especial e tempo de contribuição. 

Benefício Assistencial LOAS Deficiente

O Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência - BPC/LOAS corresponde à garantia de um salário mínimo, mensal, à pessoa com deficiência, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e também não possa ser provida por sua família, mesmo para quem nunca contribuiu para a previdência social.

Salário Maternidade

O salário maternidade, também conhecido como auxílio maternidade, é um benefício pago as seguradas quando do nascimento de filho(a) ou em caso de adoção de criança.

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

A aposentadoria por idade da pessoa com deficiência é um benefício devido ao cidadão que comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência, além da idade mínima de 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher.

Já a aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência é devida ao cidadão, que uma vez cumprida carência de 180 contribuições, alcance os outros requisitos, conforme o seu grau de deficiência

O escritório Moraes & Silva Advogados está registrado na OAB/RJ sob a inscrição 171292018 

Volta Redonda - RJ

Rua  Gal.  Oswaldo   Pinto   da  Veiga,  nº 350, Sala 607 Pontual Shopping | Vila Santa Cecília | Volta Redonda | RJ. CEP 27260-140

  • LinkedIn
  • Facebook

(24) 3348-8441

© 2020 Moraes & Silva Advogados