Você sabia que pode ter direito a receber uma indenização mensal do INSS?


Qualquer tipo de acidente (trânsito, doméstico, etc.) que você tenha sofrido pode gerar o direito de você receber uma indenização paga pelo INSS, caso o acidente tenha causado uma diminuição da sua capacidade de trabalho.


O auxílio-acidente é concedido como indenização ao segurado que sofreu qualquer tipo de acidente que resulta em sequela que diminua a sua capacidade para o trabalho, exigindo mais esforço para o desempenho do mesmo trabalho ou impossibilite a continuar trabalhando na mesma função, como ocorre nos casos de reabilitação profissional.


Vale lembrar que as sequelas devem ser permanentes e com isso exista um prejuízo na vida profissional do trabalhador.


Mas veja, a lei não estabelece um grau mínimo de redução na capacidade de trabalho do segurado para ter direito ao benefício.


A regra é simples, se há uma sequela do acidente e uma redução permanente, você tem direito.


Então, se você for readaptado/reabilitado em outra função na empresa, em razão da sequela permanente de algum acidente que sofreu, você tem direito a uma indenização mensal pelo INSS, o que conhecemos como auxílio-acidente.


Ah!!! Não se esqueça, você pode continuar trabalhando e recebendo seu salário normalmente enquanto recebe esse auxílio, pois ele tem natureza de indenização.


Conhece alguém que precisa deste benefício? Compartilhe!! Comente!!

5 visualizações0 comentário