Quero me divorciar. Atualmente não há necessidade de justificar o motivo para o pedido de divórcio


O divórcio, mesmo nos dias atuais, é visto como um procedimento burocrático, demorado e doloroso. Acontece que, hoje em dia, o divórcio é algo muito mais comum e rápido do que no passado.


Atualmente não há necessidade de qualquer justificativa para se requerer o divórcio. Inclusive não há mais obrigação de fazer a antiga separação judicial ou mesmo a necessidade de esperar qualquer prazo. O casal já pode se divorciar logo após o casamento.


Ou seja, ninguém é mais obrigado a permanecer casado com outra pessoa, por nenhum motivo e aqui vale a máxima de que “ninguém é dono de ninguém”.


Também não interessa mais quem é o culpado pelo fim da relação. Não adianta alegar qualquer tipo de culpa, pois nenhuma culpa é discutida no divórcio. Por exemplo, se alguém juntar no processo fotos comprovando a traição, o advogado da outra parte poderá requerer ou mesmo o juiz de ofício poderá tirar essas provas do processo, pois não faz diferença para a decretação do divórcio.


O divórcio pode ser decretado já de início, dissolvendo a relação conjugal, e as demais questões podem ser discutidas posteriormente se não houver acordo. Por exemplo, se um dos cônjuges já tem uma nova relação, mas o outro não concorda com a divisão dos bens, o primeiro pode pedir o divórcio para poder seguir com sua vida emocional adiante e continuar o processo para discutir as questões patrimoniais.


Gostou da dica? Marque seu amigo que precisa desta dica!

2 visualizações

O escritório Moraes & Silva Advogados está registrado na OAB/RJ sob a inscrição 17129

Volta Redonda - RJ

Rua  Gal.  Oswaldo   Pinto   da  Veiga,  nº 350, Sala 607 Pontual Shopping | Vila Santa Cecília | CEP 27260-140

(24) 3348-8441

  • LinkedIn
  • Facebook

© 2020 Moraes & Silva Advogados