top of page
Foto do escritorHeberson Moraes

Posso requerer minha aposentaria ou benefícios do INSS sozinho?

Atualizado: 9 de nov.

Posso requerer minha aposentaria ou benefícios do INSS sozinho

Posso requerer minha aposentaria ou benefícios do INSS sozinho? É muito comum que trabalhadores/segurados se perguntem: sou obrigado a contratar um advogado para me aposentar? Sou obrigado a contratar um advogado para “dar entrada” no auxílio-doença?


Bom!!! Em um primeiro momento a resposta é NÃO. Mas precisamos ir além nesta resposta.


Realmente, você não precisa do auxílio de ninguém para se aposentar ou para requerer algum benefício da Previdência Social. Você precisa somente agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer na agência do INSS no dia e hora marcados com todos os documentos necessários a concessão do benefício.


Porém, ninguém te conta que consultar um advogado especializado em Direito Previdenciário, antes de entrar com pedidos diante do INSS, é uma segurança na garantia de seus direitos.


Com a reforma da Previdência Social batendo na porta, aumentou e muito o número de requerimento de aposentadoria. Assim, consultar um advogado especialista em causas previdenciárias, antes de tomar qualquer decisão, se faz muito necessário, evitando em muitos casos prejuízos irrecuperáveis.


É bem verdade que o próprio INSS diz que o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediário, mas quem busca uma maior segurança deve considerar a contratação de um advogado especialista, pois também é verdade que não será feita uma análise pelo INSS, se aquele momento em que você está requerendo a sua aposentadoria é de fato, o momento ideal para lhe conferir um valor de benefício mais vantajoso.


É bem comum pessoas que se aposentam sem a ajuda de um profissional especializado serem surpreendidas negativamente com o valor do benefício e depois procuram um advogado buscando a possibilidade de corrigir o erro através de alguma revisão, que nem sempre é possível.


Não são raras as vezes em que se constata através de uma análise prévia, que ao prorrogar o pedido de aposentadoria por mais alguns meses, se obtém quase que o dobro do valor de benefício que seria concedido.


O advogado especializado na área previdenciária tem mais familiaridade com as regras e procedimentos que, para a maioria dos que não são especialistas, são bem complexas.


Muitas disparidades na concessão dos benefícios podem ser corrigidas, ensejando ações de revisão, as quais devem ser analisadas em relação ao pedido e a sua viabilidade.


Mas me conte nos comentários, você gosta de correr riscos ou prefere a segurança de saber o melhor momento para requerer sua aposentadoria?

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page