Estava recebendo auxílio-doença, mas o INSS me deu alta. E agora? Devo retornar ao trabalho?
O retorno ao trabalho é obrigatório após cessação do auxílio-doença?
O retorno ao trabalho após alta do segurado do INSS que estava recebendo algum benefício por incapacidade é sempre difícil.
E infelizmente é muito comum que os segurados tenham o seu benefício cessado, quando ainda estão incapacitados para o trabalho.
Então, se depois de uma perícia médica no INSS o segurado for considerado capacitado para retornar ao trabalho, mas não se encontra nessas condições, poderá recorrer administrativamente perante o INSS ou ingressar com uma ação judicial, onde passará por nova perícia médica realizada por perito nomeado pelo juiz responsável pelo processo.
Porém, importante que o segurado tenha conhecimento sobre a obrigatoriedade de se apresentar na empresa após a cessação do benefício por incapacidade. Por lei, o trabalhador que teve o benefício cessado deve sim se apresentar na empresa imediatamente, mesmo que seja para apresentar nova documentação médica atestando que permanece incapacitado.
Lembre-se que, o advogado especializado em direito previdenciário é o profissional que poderá lhe orientar e conduzir seu processo junto ao INSS desde o seu encaminhamento pela empresa para perícia.
Curta, salve e compartilhe!!
Comentarios